quarta-feira, 4 de março de 2009

PRENUNCIO AS ESTRELAS

Há muito tinha prometido a algumas pessoas próximas escrever sobre as estrelas. Não as que comumente encontramos num céu límpido. Mas outro tipo de estrelas, as da terra, aquelas que têm milhões de estilhaços ao seu redor gritando euforicamente ou às vezes silenciando como conduta de conformação ao que as reluzentes explicam perfeitamente, imagens criadas de um interior que deveria ser mais crítico. Também não vou entrar em grandes detalhes sobre o silencio, porque acredito que ele também pode funcionar como uma forma de crítica, mas isso é outro assunto. Digressões.

Entretanto tenho que explicar que esse ainda não é o texto prometido sobre as estrelas, que já foi iniciado mais está estancado no momento em razão da vida não se limitar a esse blog, infelizmente, por sinal. Mas o que trago aqui é mais uma experiência, dessa vez com uma estrela de sei lá de que essência, diriam os astrônomos, não gastei o tempo da minha vida nesses assuntos. O grande lance é que a surpresa quase sempre é um dos melhores temperos da vida.

Fui encontrar com uma estrela da política, do tipo em que pensei, não costumo fazer o tipo que faz tietagem, mas para esse cara eu tiro o chapéu. Suas posições políticas são muito boas. O que me fez por um momento esquecer o grandessíssimo fenômeno inter e extra-estelar. Me corrija a nova gramática brasileira.

Para mim, o combinado era conversarmos sobre a minha empreitada, porém o problema em conversar com estrelas é ou de alguém dizer que você é maluco, e joga pedra na lua, ou que comumente as estrelas não têm um dia de 48 horas. Logicamente isso quer dizer que elas não têm tempo. O que para mim seria um espaço de debate de duas horas sobre o assunto, acabou se resumindo a minha procura incessante por um material numa volumosa prateleira com materiais orientados, a fim de buscar uma referencia que sumiu da biblioteca. Mãos sujas como nunca havia visto antes: muita poeira. Outra coisa, não ouse duvidar do que as celebridades dizem, é dissertação e não tese. Da próxima vez não acredite no que a moca simpática da biblioteca diz, quando procura a referencia cadastrada ou pelo menos não afirme com tanta veemência. Tudo pela paz. No War! A não ser que seja o War III o dos aviões, que pra mim é o mais interessante.

A minha lição é que terei que deixar de ser sedentária e fazer algum tipo de atividade física, que ajude o meu corpo e mente a correr e ter a vocação necessária para lidar com estrelas, além do que não posso reclamar da atenção dada, pelo menos no âmbito virtual, que foi de presteza absoluta, coisas que a santa internet proporciona. Terei que marcar um horário na agenda, respeitando os programas de televisão marcados, as palestras, entre outros, já que esse é o caminho do Olimpo, tenho que saber pelo menos as regras do espaço, mesmo que prefira ficar no Osujo se me permitem o trocadilho sem noção, resta-me apenas resignar-me aos ácaros e poeiras dos meus livros, que são de enorme utilidade, mas o ser humano não se dá por satisfeito, fazer o que. Precisa de prismas, de coisas que brilhem talvez comprar uma lâmpada fluorescente resolva o problema, bem que estou precisando de uma para a mesa. Desculpem a falta de acentuação, mas o meu teclado continua desconfigurado, ainda não consegui identificar todos os acentos.